30 de dezembro de 2015

Renruki, uma relação premeditada


Atualmente Bleach se encontra em sua última fase, como todos já sabem. Motivação suficiente para que Kubo desenvolva aqueles detalhes que autrora despertavam curiosidade. O autor tem desenvolvido muito bem este lado, logo que tem mostrado detalhes que antes nos passavam despercebidos, mas agora são importantes e valorizados.
Com Mayuri e Nemu foi assim e principalmente com Kyoraku e Nanao. Sobre Kyoraku, quem poderia imaginar que aquelas presilhas eram de fato algo significativo?

Hoje a curiosidade que trago, vai render poucos comentários, mas acredito que ela seja tão significativa quanto qualquer outra análise.


Para dar continuidade a essa postagem, preciso antes de tudo relembrá-los que Rukia era apaixonada por Kaien, seu antigo mentor. Várias as evidências comprovam isso, como o fato dela repetir várias vezes Kaien-dono que é equivalente ao Kurosaki-kun (Essa é a lógica para Kubo, entretanto já foi e é usada em diversas estórias japonesas).
Um poema usado por Kubo no Databook Souls:


"Pecado original e da expiação. Um sentimento de culpa profundamente enterrado nos corações de Ichigo e Rukia. Ichigo que arrancado de sua mãe ao afeto de sua família. Rukia, que tirou a vida do diretor que ela amava e respeitava. Ambos os dias ao vivo da expiação, a fim de lavar seus crimes."



Como podem ver este é um poema feito para o Databook Souls, usado para promover as primeiras sagas de Bleach. Como Ichigo e Rukia eram basicamente o foco e pratagonistas de tal saga (ainda são da série) por óbvio eles tiveram uma boa participação no Databook.

Apesar de muito ser dito que Rukia tenha parado a chuva de Ichigo, jamais houve uma significativa mudança na maneira de como Ichigo vê o mundo. Creio que o shinigami-substituto ainda carregue a culpa que aflige suas memórias. Igualmente me refiro a Rukia que quis entregar sua vida ao falso Kaien-dono. Aos meus olhos, analisando todos os comentários que Kubo fez em referência aos seus sentimentos (em 2011 mesmo ele fez um quadro onde foi mostrado que Rukia amava Kaien) dificilmente acho que ela de uma hora para outra direcionaria seu amor para outro. Não me digam que não, pois é comprovado que mesmo depois de conhecer Ichigo, a Kuchiki ainda amava seu tenente secretamente e esse comentário no Databook Souls esclarece definitivamente isso. Mesmo sobre esses termos e mesmo que a baixinha tenha tido um contato nulo com Ichigo depois da primeira saga, ainda se especula entre o fandom IR que ela ame o Morango, o que acho impossível, visto que ela não desenvolveu mais nenhuma memória/momento considerável junto ao protagonista, que talvez pudessem anular seus antigos laços com seu primeiro amor.

Todos esses anos, mesmo após conhecer Ichigo, Rukia ainda carregou a culpa da morte de Kaien e somente duas pessoas foram capazes de preencher as lacunas da shinigami. ficando ao seu lado e criando memórias boas, que poderiam ajudar a pequena a apagar os martírios do seu passado. Duas personalidades masculinas importantes na vida da Kuchiki, que nada mais são que Byakuya e Renji. Não me digam que este último não é, pois ele acompanhou Rukia desde a infância, escolhendo o caminho de shinigami justamente por ela.
Acredito que Ichigo jamais pudesse fazer o papel que Byakuya e Renji fazem, pois ao invés de apagar as memórias ruins que a shinigami têm, ele as substituiria, pois como é de conhecimento geral o Morango é praticamente uma cópia do seu antigo tenente. Tanto no sentido físico, quanto no sentido psíquico, visto que ambos são Shibas. Apesar de Kaien me parecer mais sério que o protagonista.

Fiz alguns observações sobre os sentimentos de Rukia, destacando seu antigo amor, pois tais reflexões serão base para a curiosidade que vos trago hoje!

Entre os Ichihimes, existe uma forte ansêa para que Rukia fique com Renji ou Byakuya. Como eu digo para alguns Ichihimes, não quero forçar nenhum parceiro em cima de Rukia, simplesmente por causa do meu shipp, até porque sou super fã dela com o Renji e verdadeiramente me sentiria frustrada ao vê-la com outro homem, que não tenha se dedicado tanto a ela quanto aquele Ruivo o fez.
Acredito que Kubo tenha feito Renji especialmente para Rukia, alguns são os motivos para eu acreditar nisso, mas por enquanto vou destacar duas:

Eis uma curiosidade nipônica! Japonês adora o contraste de casais, de maneira que a mulher fique pequena em comparação ao homem. Nesse sentido, quando eles realmente destacam essa diferença, a mulher tem a têndencia de ser bem pequena e não possuir atributos físicos muito salientes, na falta de palavra melhor. Alguns exemplos:






Nesse sentido, apesar de Alphonse Eric estar em uma armadura, May Chang ainda foi desenhada pequena para ter esse contraste com o alquimista.



Nos shoujos essa realidade ainda é mais escancarada.





O mais engraçado nisso, só para vocês terem noção desse gosto pessoal, onde a mulher é bem menor em comparação ao homem, os japoneses no geral são baixos. Tão baixos que os homens muitas vezes chegam a ser mais baixos que às mulheres! Os doramas enganam bastante nesse sentido. Como sei disso? Tenho amigos que já fizeram intercâmbio para o país, além disso sou uma assídua leitora das obras feitas na terra do Sol Nascente, o que me mantêm informada. Mas o que isso tem haver? Bem, não é natural dos japoneses esse contraste de homem grande, mulher pequena, para exemplificar, entretanto por gosto pessoal, eles articulosamente desenham essas diferenças.


E com Renji e Rukia? Só para definir bem isso, vou mostrar alguns exemplos!




Para vocês terem noção de como Rukia às vezes é desenhada para fazer sincronia com Renji, várias vezes o desenhos deles discordavam. No sentido que hora a baixinha não era tão baixinha assim, hora Renji parecia colossal junto a ela. Geralmente isso ocorria quando ele protegia ou atuava com relevância, junto a sua amada.
Existe essa diferença entre Ichigo e Rukia, porém, quem não é maior que a Kuchiki? Embora Ichigo seja maior que ela, esse contraste não é bem valorizado, como o contraste que Kubo faz questão de dar às cenas entre Renji e Rukia, como recém mencionei. E segundo a lógica nipônica, quanto menor a parceira e maior o parceiro, maior o encaixe do casal.
Nota:
 Fairy Tail e Kill la Kill. os autores usam a mesma técnica que Kubo, de enaltecer o tamanho do parceiro em comparação a parceira em alguns momentos.
Por último, para esclarecer a importância da primeira parte dessa postagem, onde menciono que Kaien foi o primeiro amor de Rukia, vamos a segunda curiosidade!

Vocês já pararam para pensar no significado do nome de Abarai Renji? Não? Então vou dar a resposta!




Abarai: 阿 (Lisonjeador), 散 (Disperso), 井 (Bom)

Renji: 恋 (Anseando amor), 次 (O próximo / em seguida)



Juntos nome e sobrenome, Abarai Renji literalmente significa segundo amor. Não precisa ser um gênio para concluir a importante dessa curiosidade. Entre tantos nomes, o Ruivo carregava no seu um significado um tanto quanto peculiar. Ele poderia ser chamado de 38 amor, ou 1 amor, quem sabe, mas não, ele é o segundo amor! Exatamente a colocação no qual o futuro companheiro de Rukia, se esta vier a ter um romance, está destinado a ficar.

Essa postagem me saiu maior do que eu esperava! Espero que tenham gostado :)

Comente com o Facebook: