Orihime tinha mesmo em mente a proposta que Urahara procurava com suas roupas?



Boa tarde pessoal! De uns tempos para cá resolvi me abster da negatividade que algumas páginas proporcionam e por isso descurti a maioria delas. Entretanto volta e meia eu ouço comentários dúbios, sem nenhuma fonte plausível de sensatez, por isso hoje resolvi falar sobre o fato da Orihime usar roupas com decote, por causa do Ichigo. Não vou mencionar a contraposição falando que na verdade aquele pensamento de Chad se tratava de uma forma de como ele viu os motivos de Orihime usar tais vestimentas. Nesse caso seria só imaginação dele e não o fato dela ter usado por causa de Ichigo.

Para começar, Orihime desde o princípio de Bleach foi tachada como uma menina, somente porque ela é avoada e possui uma imaginação fértil, o que gosto de definir como uma mente criativa. Afinal a Ruiva já mostrou que é inteligente, sem mencionar que já criou algumas estórias e faz parte do clube de costura. O que nos remete sim a uma mente fecunda.

Entretanto, por mais que Kubo tivesse tentado ao longo da série diferenciar uma mente criativa de uma mente infantil, ele não obteve êxito (propostas recebidas mal pelos fãs). Não vou mencionar nessa postagem o quanto Kubo demostra gostar de Orihime, tentando inúmeras vezes empoderar a personagem dentro do que sua personalidade permite, mas por hora afirmo que o mangaká se inspirou em si mesmo para criar a Ruiva, o que implica em muitas coisas, como gostar dela verdadeiramente não deixando-a a mercê de posições tão negativas como essa.

Continuando. Ao longo desses quase 700 capítulos Kubo fez Orihime evoluir em muitos aspectos, alguns nem tanto, porém de fato o mangaká obteve êxito em muitos quesitos! Como o fato de Orihime não mais ser pertubada por pensamentos que a deixavam desnorteada no sentido de ver Ichigo ferido ou o ciúmes que autrora ela sentia de Rukia, pois agora a Ruiva reconheceu a si mesma como uma grande personalidade na vida de Ichigo.

Indo direito ao ponto. Na minha sincera opinião e devo dizer muito mais plausível do que os demais questionamentos sobre, que buscam muitas vezes negativar a imagem da Ruiva, Kubo fez os trajes de Orihime da forma que eles são pensando nela e não em Ichigo.



Mas por que criar aquelas roupas daquela forma e como assim eles não foram feitos pensando no Ichigo?

Kubo é ciente de todo o antagonismo em cima de Orihime, inclusive por diversas vezes o mangaká bateu de frente com seus fãs que ridicularizavam a personagem, em prol da Ruiva.

Por isso acredito fielmente que Kubo tenha feito os trajes de Orihime da forma que são para mostrar que ela não era mais uma menina, pois havia se tornado uma mulher. Não é difícil ver os exemplos mais taxativos de mulheres independentes e confiantes na série, através da forma como Matsumoto, Habirrel, Nell e Yoruichi se portam por algumas vezes (aliás, não sei se notaram, mas Yoruichi no mangá atual veste um maio, que talvez seja tão revelador quanto o decote da Ruiva). O mangaká quis mostrar o quanto Orihime poderia se portar verdadeiramente com confiança, mesmo estando em trajes que poderiam restringir seus movimentos. Aliás, por mais que o antagonismo tente provar que Orihime estava desconfortável com tais roupas, a personagem jamais demostrou que eles a incomodavam, a não ser no momento que Ichigo se pronunciou sobre eles. O que me remete ao segundo ponto: Orihime além de comportar uma vestimenta de mulher, não restringiu seus movimentos por causa do decote. Gosto de invocar sobre isso o exemplo de uma personagem que eu adoro. Ryuuko de Kill la Kill. A personagem não conseguia lutar decentemente, pois suas roupas eram extremamente curtas, mas em dado momento ela viu que era mais importante salvar o mundo do que se preocupar com os decotes do seu traje.
Orihime pode ser reconhecida com algumas qualidades. Criativa, bondosa e inocente. Vocês concordam comigo? Justamente por tal inocência acredito que no momento que Orihime recebeu às roupas que Urahara lhe concedeu ela não tenha se dado conta da malicia por trás disso.

Primeira prova:
No flashback Orihime nem ao menos visualizou direito as roupas que ia vestir. Urahara só às entregou e ela usou. Ou seja, inicialmente ela não estava ciente do decote das roupas.
Segunda prova: 
Provavelmente Orihime nem se deu conta que os motivos que fariam Ichigo gostar das roupas era por conta do decote, afinal a personagem só notou que elas eram de alguma forma chamativas depois que Ichigo fez o comentário sobre ele ser revelador demais.

Vale mencionar que a questão anterior que abordei faz muito mais sentido, do que a comentada pelo antagonismo. Afinal o que faz mais sentido, que Orihime tenha usado tais roupas pelo decote ou ela ter usado às mesmas roupas sem a noção do quanto estava sendo chamativa? Quem conhece Orihime bem, já tem a resposta, porém invoco para refletirem o momento onde Orihime inocentemente ia tirar suas roupas na frente de Ishida. A Ruiva ia se despir sem a total noção dos próprios atributos. Ou seja, não é de hoje essa ingenuidade tipica da personagem.

Se quiserem mais exemplos dessa postura inocênte de Orihime, me peçam nos comentários, terei o prazer de relembrar mais momentos.

Sobre a posição de Yoruichi:
Como eu gosto de tocar em todos os pontos, vou mencionar também o comentário da Yoruichi que poderia desmerecer toda minha análise:

Ela está usando demais? Acha que uma garota ficaria feliz de usar aquilo? É óbvio que ela só está usando aquilo porque um maníaco a enganou.
Esse comentário poderia nos dizer muito se ele não fosse incompátivel com o que o próprio mangá nos trouxe. Vejam bem, Yoruichi não estava junto com Urahara quando este cedeu às roupas para Orihime, motivo pelo qual ela não inverveio nas maluquices do Kisuki. Vale mencionar que ela nem ao menos estava junto com Orihime antes do capítulo 589, sinal que a morena não poderia contestar que de fato Orihime estava desconfortável. Aliás mais uma vez destaco que Orihime somente se deu conta do que vestia quando Ichigo comenteu sobre o decote.

Invoco a vocês o próprio comentário da Ruiva sobre essa situação: Não estou usando estas roupas, porque sou pervertida, mas porque Urahara me enganou. Ou seja, Orihime de fato não estava pensando em se insinuar para Ichigo. O que ela queria mesmo era que o Morango a visse com algo bonito.

Devo mencionar que não é a primeira vez que Kubo se contraria (ou nos confunde). Não sei se lembram do comentário que Rukia fez sobre Gin, quanto a presença dele ser compatível com o de uma serpente. Não preciso esclarecer que na verdade Gin era uma pessoa boa não é mesmo? E olha que ele teve todos os motivos para ser chamado de tudo é nomes possíveis, já no caso da Yoruichi... os comentários são pouco confiáveis, já que a mesma não esteve presente no momento que Orihime recebeu as roupas e nem no momento que ela às usou.

Vou invocar um comentário usado por Kubo algumas vezes:

“Quando perguntado sobre as relações amorosas entre certos personagens, Kubo responde dizendo que ele não quer transformar a série em uma história de amor desde que ele acha que há aspectos mais interessantes sobre suas personalidades.”


O que isso os remete caros curtidores? É óbvio que Kubo pensa individualmente em cada personagem. Por isso se pensarem exclusivamente na história de Orihime e não nela com Ichigo, vocês se darão conta de que na verdade Kubo só pensou na Ruiva quando desenhou suas roupas e não no Morango como propulsor de tais motivos.

O traje de Orihime nada mais é que uma alusão ao seu crescimento com mulher e como alguém que não se importa com detalhes como o decote que poderia restringir seus movimentos. Isso é ser madura e confiante! Como eu mencionei Kubo não foi o único mangaká com a mesma visão, digo no sentido das roupas que inicialmente deveriam ser algo ruim, mas na verdade se tornam um importante instrumento que valorizará ainda mais a personagem.

Mas o que seriam aquelas cenas do capítulo 589? Orihime de fato queria chamar à atenção de Ichigo, não é mesmo? Não vou mentir se de fato os pensamentos de Chad não foram equívocos do mesmo, posso alegar que Orihime queria sim chamar à atenção de Ichigo, mas não de forma vulgar. Conhecendo a Ruiva como conheço, digo que ela fez isso somente imaginando que tais vestimentas eram bonitas. Algo que não deveria ser usado como um anti-argumento. Que jogue a primeira pedra a namorada/namorado que nunca tentou agradar o parceiro.

Ao meu ver, Kubo somente aproveitou aquele capítulo e os motivos de Orihime usar tais roupas para descontrair um pouco nos momentos que o mangá se encontrava em situações tensas.
Sem mencionar que tais roupas computavam o crescimento da personagem em sentido físico e mental.

Para finalizar gostaria de dizer que futuramente pretendo fazer uma segunda análise sobre esse capítulo, no qual me deparei com uma curiosidade :)

Comentários