Arts que falam por si




Há quem diga que a maioria das arts oficiais feitas por Kubo Tite não implicam nada na série, porém eu discordo.
O mangaká como os mais observadores e informados tem noção, lança todo ano calendários com a temática de Bleach, o que vale para as capas de muitos dos capítulos trazidos no desenrolar da série.

Através desses trabalhos oficias, mas um pouco implícitos da série, ele retrata diversas situações interessantes. Como um artista que adora inserir alusões (muitos inspirados em outros animes, como uma espécie de homenagem) e sentimentos, afinal artistas são assim.

Vamos considerar que Kubo é humano o que infligi a eles brechas. Kubo por vezes inclui na sua obra (Bleach) diversas referencias a Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e até mesmo a banda Nirvana. Isso não seria integrar seu gosto pessoal dentro do seu trabalho? Seria óbvio que para nosso querido casal Ichihime ser formado, depende da vontade e gosto de Kubo, mas ao longo da série ele diversas vezes estampou escrachadamente esse lado "shippador" (vide outras análises) não é atoa que Ichigo tenha mais cenas românticas dedicas a Orihime do que dedicadas a Rukia (que por sinal não foram nada além de cenas interpretadas pelo fandom).

Pensem bem, se Kubo realmente fosse Ichiruki ele não incluiria mais capas/calendários Ichirukis do que Ichihimes? Se ele então fosse Ichihime e realmente demostrasse isso através das suas arts, não seria muito mais óbvia essa preferencia caso ele incluísse outro par para Rukia?

Creio que podemos contar como argumento não somente fatos do enredo de Bleach, mas como também podemos contar como prova os trabalhos relacionados sobre a série, feitos é claro por Tite Kubo!

Pois bem. Vamos às capas e calendários feitos pelo mangaká!



Vocês vão notar ao longo dessa demostração de fatos que contam sim como uma análise o quanto Rukia interagi com Renji.
Destaque para Orihime e Ichigo que estão frente a frente.


Notem como Ichigo está para Orihime da mesma maneira como Renji está para Rukia.


Nessa art claramente é notável o destaque feito para Orihime e Ichigo, enquanto Renji, Rukia e Chad parecem mais apagadinhos.
Destaque para as posições frente a frente entre Renji e Rukia.

Pistoleiros atrás e lutadores na frente. Ótima divisão, demostrando perfeitamente a sincronia entre casais.









Meninos atrás meninas na frente! Orihime e Ichigo na direita, Renji e Rukia na esquerda !

























Orihime e Ichigo ficando para trás... enquanto Rukia corre na frente. Visivelmente notamos o olhar de Renji direcionado a sua amada. 

Meninas atrás e meninos na frente. Notem o olhar carinhoso que Orihime lança sobre Ichigo.


Nem preciso dizer muita coisa sobre essa. Vejam o olhar que Ichigo lança para Orihime, enquanto Renji interaji com sua pequena.


O destaque nessa imagem ficou para os quatro - Renji, Rukia, Orihime e Ichigo - que ficaram posicionados na frente dos demais. Enquanto Rukia, Orihime e Ichigo parecem olhar para alguém atrás das curtinas e Renji fica de costas. De costas o tattoado se posiciona dessa maneira para Rukia, enquanto da mesma forma Orihime fica de costas para o Morango. Parece que essa art foi estratégicamente planejada!
Orihime e Ichigo de azul, Renji e Rukia interagindo.

Essa foi uma das últimas arts feitas por Kubo, onde o pessoal está reunido. É notável cada posição em formação. Renji e Rukia alinhados, Orihime e Ichigo pertos um do outro... Seria uma pista para o final da série?











E não vamos parar por ai!
Procurei por mais arts do artbook, mas a maioria são velhas arts conhecidas nossas, mas achei essas páginas intercaladas super interessantes. De um lado Ichigo e Orihime com roupas de verão do outro os mesmos com roupa de inverno.












Quem me acompanha na página a algum tempo, deve lembra uma postagem que fiz sobre as grandes referencias que Orihime logra sobre lírios e a flor de irís (flores da mesma espécie). Uma delas está dentro dos seus poderes, onde suas fadas Ayame e Lily, carregam no nome a tradução das flores.
Outro momento notável que definitivamente ligou Orihime a essas duas flores (ou uma) foi na imagem oficial feita por Kubo em 2011 para o Calendário do ano.

Essas flores para quem não sabe são as flores de íris. Uma flor que outrora foi simbolo da monárquia francesa.
Tal flor também é chamada de flor de lis.
*lis vem de lírio e iris, mas talvez possa ter vindo do nome do Rei da frança, Louis (Rei da época). Mas isso não descaracteriza que de fato a palavra lis é originaria de íris.


















A flor de iris era representada por este simbolo.












Para traduzir todas essas referencias como importantes:


Visualizem o desenho nos fones azuis de Ichigo e notem que simbolo é aquele. O mesmo simbolo ligado a Orihime.

Dessa vez a referencia se encontra na estampa de Ichigo. Reconhecem aquele simbolo?
Creio que sejam ligações demais do Morango com a Princesa para se tratarem de meras coincidências.







Destacando melhor!
Em alguns momentos Ichigo é ligado a Orihime. Ora ela está nesses momentos, ora não (como mostrei as últimas referencias sobre a flor lis)...
Como no figurino do protagonista:

Essa imagem foi editada para fazer Ichigo e Orihime estarem mais próximos, vocês devem ter notado isso por eu já ter mostrado ela nessa mesma postagem.
Minha verdadeira intenção de trazer essa imagem editada, aproximando Ichigo e Orihime é meramente para destacar uma curiosidade.
As flor que está enfeitando o cabelo de Orihime é a mesma flor estampada na roupa de Ichigo! Não se enganem, essa parte não foi editada.


Outra imagem editada com a finalidade de unir Ichigo e Orihime mais ainda, mas que mantêm sua originalidade.
Notem que na sacola que Ichigo carrega está escrito "delicias del Sol". Está é sem dúvidas uma referencia a Orihime que embora seja simples ainda não descacteriza a insinuação vista ali.
Para quem lembra em outra análise eu falei sobre as vezes que Orihime sofreu a alusão sobre o Sol (Aizen e Ulquiorra a chamam de Sol). Sem mencionar que Orihime na imagem está vestida interamente com trajes amarelos e que Ichigo está olhando para ela. Com certeza essa é uma bela referencia!

Indo mais além!
Está é uma art considerada recente de Kubo. Quero chamar à atenção para a divisão feita pelo mangaká. De um lado Ichigo com o boneco de neve da Orihime do seu lado, e no outro extremo Renji com o boneco de neve da Rukia do seu lado. O Kon mergulhado ali não me engana. Não há dúvidas de que é a Onee-san dele ali.

























Um gif para vocês visualizarem melhor:




















Eu já havia trazido essa art em outro momento, fazendo a referencia do rio em frente a Ichigo, com o mesmo rio que separava Orihime e Kengyu (Para os que não estão informados, um rápido esclarecimento: O nome de Orihime é originário de uma lenda sobre a princesa tecelã que tinha o mesmo nome.
Ela foi separada do seu amante ficando na margem oposta do rio. Da mesma maneira que Ichigo está ).
No momento não havia notado as nuvens junto ao dragão que por acaso é outra referencia a lenda! Sim. A princesa Orihime morava no céu, junto as nuvens! Duas referencias em uma única art é coincidência demais!



















Notas finais:
Não sou hipócrita para esconder o fato de Kubo ter já desenhado supostas arts "Ichirukis" porém tais arts estão em um pequeno número. Nada comparavél ao avassalador número das obras feitas ligando Orihime e Ichigo.
Digo ainda que o número feito de arts ligando Rukia e Renji também são bem maiores que o número feitos dela com Ichigo.
Muitas vezes os Ichirukis não conseguem compreender que Ichigo e Rukia são os personagens principais de Bleach, fazendo referencias aos dois românticamente, quando a única verdade nisso é o fato de Kubo desenhar os dois personagens principais e mesmo que a proposta fosse romântica, ele não fugiria da proposta original (que seria retratar o par principal).
No início de Bleach existiam mais arts do chigo e da Rukia, porém creio que no momento que Kubo percebeu que os fãs da série receberam a proposta de amizade dos dois como um romance, propositalmente os afastou (ele mesmo disse isso). Não somente da estória, como nas arts feitas do mangaká.







Por tais motivos houve vários momentos que ao invés de retratar o par protagonista amigavelmente Kubo inseriu Renji como uma espécie de "invalização de segundas intenções". Aparentemente não existe nenhum motivo para Renji estar na art. Vejam bem em muitas arts oficiais Kubo desenhou o grupo de capitães, os amigos de Ichigo (incluindo Renji e Rukia, juntamente com Chad, Ishida e Orihime), algum esquadrão específico, o próprio par protagonista e por ai vai uma longa lista do porquê de cada personagem ou grupo ser retratado nas arts de Kubo.
Mas qual seria o motivo de Renji estar ali junto ao par protagonista? Quero chamar à atenção de vocês para uma coisa. Como os Ichirukis mesmo gostam de falar Orihime na vida de Ichigo é tão amiga do Morango quanto Chad, porém não existe grandes retratamentos de interação do Ruivo com o Moreno. Tão pouco existem arts de Ichigo inserindo Ishida e Orihime (nesse caso Ishida invalidaria a ligação Ichihime por estar ali, da mesma maneira que Renji faz com as futuras especulações Ichirukis) no meio. Porém isto ocorre com cenas onde Rukia e Ichigo estão.
E olha que essas não são as únicas arts oficias onde Kubo Inclui Renji com o par protagonista.
Conclusão
Embora existam arts onde Ichigo está interagindo com Rukia e Ishida está interagindo com Orihime o número é bem pequeno, para ser específica duas arts. Digo ainda que em tais arts eles nem interagem, simplesmente estão retratados no desenho. Mas o que seria esse número perto desse outro número que vos trago hoje? É óbvio que Kubo nessas duas arts que mencionei teve a intenção de confundir os seus fãs.
A verdade é que Kubo já tem uma ideia formada sobre a concretização dos pares na sua obra e é por isso que para ele é muito mais viável explorar a relação Ichihime e Renruki do que outras possíveis formações.
Para ser sincera não faz sentido algum que Kubo prefira a formação Ichiruki trazendo em suas arts oficiais a interação Ichihime ainda em um número bem superior. Se ele tivesse a intenção de formar um casal Ichiruki seria presumível que ele nos trouxesse tais arts em número maior, porém ele não fez isso, dando preferencia a Ichigo e Orihime nessas tais interações.

Comentários